Wargs e Troca Peles



- Warg. Transmorfo. Lobisomem. É como o chamarão, se alguma vez ouvirem falar dos sonhos de lobo. A Fúria dos Reis Capítulo 35, Bran V
Aeee galera de novo com mais um texto da noite, iniciando com essa frase épica do Jorjen, galera, levei a tarde toda de sábado pra escrever o texto, foi um pouco complicado, reunir tantas informações, o tema é realmente muito complexo mas, o Martin como sempre explicou tudinho e vou tá falando aqui para vocês.
OBS : O Texto contém spoiler até o Dança de Dragões então, Só aviso XD
G. R. R. Martin juntou todos os significados mitológicos e linguísticos da palavra para criar a sua concepção de warg e consequentemente sua concepção de troca-pele.
Um troca-pele é uma pessoa com a capacidade de entrar na mente de um animal e controlar suas ações. E não apenas isso, pois o troca-pele é capaz de ver, ouvir, sentir tudo o que o animal vê, ouve ou sente. É um vínculo poderoso.
No livro, Martin descreve algumas vezes essa “entrada” como “deslizar para a pele”.
Sabemos que esse controle é mais fácil para um troca-pele caso exista uma ligação entre as duas partes. Homem e animal.
A interação entre o animal e o troca-pele influencia a personalidade de ambos.
Dependendo do animal, deslizar para sua pele pode ser fácil ou difícil, mas após um animal ser montado por um troca-peles, fica mais fácil qualquer outro troca-pele “montar” na criatura.
Um troca-pele, ainda que destreinado ou que ainda não tenha ciência de sua situação, pode entrar na mente de um animal se existir uma certa ligação entre ambos, especialmente durante o sono.
Limitações :
Bran Stark, por preferir estar na pele de Verão ao invés de estar na pele de menino aleijado, por muitas vezes deixou de se alimentar e sofreu com essa conduta.
Um warg não pode viver daquilo que seu animal consome. A Tormenta de Espadas, Capítulo 9, Bran I.
- Lembre-se disso, Bran. Lembre-se de si, senão o lobo vai consumi-lo. A Tormenta de Espadas, Capítulo 9, Bran I.
Assim, é necessário que o troca-pele entenda os limites entre: estar em seu animal e estar no corpo humano. E parece que após entender esses limites e essas extensões do poder, pode se beneficiar, acessando, por exemplo, alguns sentidos de seus animais, sem ter que deixar seu corpo.
Outro fato importante é que troca-peles Os troca-peles e, consequentemente, os wargs são extremamente raros.
— Só um homem em mil nasce troca-peles — disse o Lorde Brynden um dia, . A Dança dos Dragões – Capítulo 4, Bran I
Entre eles existe um vínculo, que permite que se reconheçam, sentindo a presença de outro troca-pele apenas ao se olharem.
Dificuldade em “trocar de pele” com tipos diferentes de animais
Cada tipo de animal oferece uma resistência ou facilidade para ser montado.
Reuni as informações no livro para demonstrar isso
Cães
Os cães eram os animais mais simples para criar um vínculo; viviam tão perto dos homens que eram quase humanos. Deslizar para dentro da pele de um cão era como calçar uma bota velha, com o couro amolecido pelo uso. Assim como uma bota tinha a forma certa para receber um pé, um cão tinha-a certa para aceitar uma coleira, mesmo uma coleira que nenhum olho humano conseguisse ver. A Dança dos Dragões – capítulo I, Prólogo.
Lobos
Um homem podia travar amizade com um lobo, podia mesmo dobrar um lobo, mas nenhum homem conseguiria realmente domar um lobo.
— Os lobos e as mulheres casam para a vida — dizia Haggon com frequência. — Se te ligas a um, é um casamento. O lobo torna-se parte de ti desse dia em diante, e tu parte dele. Ambos mudarão. A Dança dos Dragões – capítulo I, Prólogo.
Os lobos são mais difíceis de criar o vínculo. É possível criar um vínculo, mas nunca domar realmente um lobo. No caso do lobo, os dois, criatura e humano mudam.
Podemos perceber ainda que, no caso dos lobos, os sentimentos do seu troca-pele influenciam o animal.
Pássaros
As aves eram as piores. — Os homens não estão destinados a abandonar a terra. Se passares demasiado tempo nas nuvens, nunca quererás voltar para baixo. Conheço troca-peles que experimentaram falcões, mochos, corvos. Mesmo nas suas próprias peles ficam aluados, de olhos fixos na porcaria do azul. A Dança dos Dragões – Capítulo I, Prólogo.
Ao que parece, as aves acabam fazendo como que o troca-pele fique fascinado pelos céus de tal forma que chegam a ficar olhando fixos ao céu.
Na verdade Haggon achava isso, entretanto temos Orell, um selvagem que tem vínculo com uma águia, e não demonstrou tal comportamento, talvez por ter entendido isso e ter usado seu vínculo com a águia com moderação.
Sobre os corvos é interessante mencionar que eles sempre foram usados pelas Crianças da Floresta.
E é explicado porque os corvos conseguem entregar mensagens sem se perderem.
As proibições dos troca-peles, segundo Haggon
O velho mestre de Varamyr parece ter criado uma espécie de código de conduta. Regras que nenhum troca-pele poderia quebrar, por tal ação ser considerada uma abominação.
Eu creio que essas regras foram criadas com base em seu caráter, e não que há uma real proibição que traria prejuízos ao portador do dom de trocar peles.
As proibições são:
- Comer carne humana quando estiver na pele do animal;
- Deitar-se com um animal quando estiver na pele de outro animal;
- Entrar em um corpo de um humano.
Comer carne humana era uma abominação, acasalar como um lobo com um lobo era uma abominação e capturar o corpo de outro homem era a pior abominação de todas. Haggon era fraco, tinha medo do seu próprio poder. A Dança dos Dragões – capítulo I, Prólogo.
Deslizar para a pele de seres humanos
A capacidade de deslizar para a pele de outro ser vivo não se restringe apenas a animais. Um troca-peles pode entrar na mente de outro ser humano. Entrar na mente de um humano é diferente de entrar na mente de animais. É muito dificil.
Até o momento, apenas Bran Stark conseguiu entrar na mente de um humano. Isso se concretizou tendo em vista que a mente invadida é de Hodor, um homem simplório. Mesmo assim, Bran relata a dificuldade na troca de pele.
… deslizou para fora de sua pele e procurou Hodor.
Não era como enfiar-se em Verão. Isso era agora tão fácil que Bran quase nem pensava no que estava fazendo. Com Hodor era mais difícil, como tentar enfiar uma bota esquerda no pé direito. Servia mal, e além disso a bota estava assustada, a bota não sabia o que estava acontecendo e tentava afastar o pé. A Tormenta de Espadas – Capítulo 40, Bran III
A morte de um troca-pele
Um troca-pele pode experimentar mais de uma morte.
O troca-pele pode morrer quando estiver “montando” um animal. Essa morte é extremamente dolorosa para ao troca-pele. Isso demonstra que a ligação entre eles não é uma ligação superficial, ou uma ligação apenas de controle mental. É muito mais que isso.
Troca-peles conhecidos
Arya Stark
.
As experiências de Arya como warg se deram quando tinha sonhos de lobo com Nymeria liderando uma alcateia e atacando humanos. Em Bravos, quando estava cega, trocou de pele com um gato.
Bran Stark
Apesar da sua idade, Bran é um troca-pele mais experiente do que qualquer um de seus irmãos.
Acredito que o coma o ajudou a entrar em Verão, e passou a experimentar seu dom.
Ele achava, no início, que estava tendo sonhos vívidos imaginando que pudesse andar, como se fosse seu lobo. Foi Jojen Reed que explicou o que estava acontecendo, e passou a instruir Bran sobre como controlar suas habilidades.
Desde esse tempo, ele tem sido capaz de trocar de pele com seu lobo durante horas e controlar o corpo de Verão plenamente, em vez de simplesmente experimentar tudo o que o lobo gigante fazia quando estava dormindo. Conseguiu deslizar para a pele de Hodor e de um corvo.
Jon Snow
Jon Snow, segundo Varamyr Seis-Peles, é um troca pele poderoso mas inexperiente e desconhece suas verdadeiras habilidades. As habilidades de warg de Jon Snow se manifestaram algumas vezes, sem que ele tivesse vontade. Quando Fantasma foi atacado ele sentiu dor.
Teve alguns sonhos de lobo, e Melisandre se ofereceu para ajuda-lo, mas ele sempre recusou.
Orell
Orell é um selvagem que troca de pele com uma águia. Ele atua como batedor de Mance Rayder, trazendo informações obtidas pelos olhos da águia.
Quando Orell foi morto por Jon Snow, ele deslizou sua consciência para a águia.
Varamyr Seis-Peles Como eu falei bastante dele, eu foi contar a ’’historia’’ dele
Varamyr Seis-Peles é um selvagem warg e troca-peles, membro do povo-livre, que participou ao ataque a Muralha junto com as tropas de Mance Rayder. Ele controla três lobos, uma ursa-das-neves, e um gato-das-sombras. Ele era conhecido como Lump antes de adquirir seu novo nome. Varamyr, que era conhecido como Lump, usou um de seus cães para matar seu irmão mais novo, Bump. Ao ver o corpo do filho morto, o pai de Varamyr decidiu matar todos os três cães, sem saber tinha provocado o ataque. Durante a execução do último cão, Varamyr escorregou para dentro do cão, sentindo assim sua morte. Varamyr gritou de dor, e sua reação mostrou a verdadeira natureza do filho aos pais, que não sabiam que o filho era um troca-peles. Seu pai o arrastou pela floresta, até chegar a Haggon, um warg idoso Haggon foi o homem que ensinou tudo que Varamyr sabe e apresentou a ele outros selvagens troca-peles.
Haggon ensinou-me muito e mais ainda. Ensinou-me como caçar e pescar, como cortar uma carcaça e amanhar um peixe, como me orientar na floresta. E ensinou-me os costumes dos wargs e os segredos dos troca-peles, embora o meu dom fosse mais forte do que o dele. A Dança dos Dragões – capítulo I, Prólogo.
Entre outros, não muito importantes.
Acredito que essas sejam todas as informações sobre troca-peles e wargs que temos nos livros. É claro que posso ter deixado passar alguma coisa.
Esses lobos são mais do que lobos, Robb. Tem de saber que é assim. Julgo que os deuses talvez os tenham mandado até nós. Os deuses de seu pai, os velhos deuses do norte. Cinco crias de lobo, Robb, cinco, para as cinco crianças Stark. A Tormenta de Espadas – Capítulo 14, Catelyn II.
E é com essa frase tque termino o texto de Hoje a noite, espero que gostem, se gostaram comentem, e deem sugestões para o próximo texto, obrigado quem Leu tudo, realmente me inspirei nesse tema, eu particularmente gosto muito desse assunto então é isso XD
Wargs e Troca Peles Wargs e Troca Peles Reviewed by Unknown on 10:10 Rating: 5