A Montanha e a Víbora: conhecendo os campeões do Julgamento por Combate

Este post é livre de spoilers, mas juntaremos fatos passados mostrados na série e nos livros.

No episódio passado, todos nós ficamos exultantes quando Oberyn Martell se ofereceu para ser o campeão de Tyrion no julgamento por combate, mas sabendo quem será o campeão da Rainha Cersei, será que Oberyn tem realmente chance? Primeiro vamos ao oponente:


Sor Gregor Clegane, conhecido com A Montanha que Cavalga, ou simplesmente A Montanha é um dos mais temidos, senão o mais temido cavaleiro dos sete reinos. É conhecido por seu tamanho, crueldade, e proeza em batalha. Gregor é extremamente alto (perto de dois metros e trinta). Ele possui “ombros maciços e braços tão grossos como troncos de pequenas árvores”, pesa mais de 190 quilos, quase tudo em músculos, fazendo dele desumanamente forte. A força de Gregor o permite empunhar uma espada de duas mãos, de dois metros, com uma só mão, dando-lhe um enorme alcance, enquanto ainda brande um escudo. A força dele é tanta que ele é conhecido por cortar homens ao meio com um único golpe.

A história de Gregor é sombria, e repleta de sangue. Aos doze anos, ele causou as cicatrizes faciais do seu irmão, Sandor Clegane (O cão de caça), ao segurar o rosto do menino em um braseiro ardente, como punição por brincar com um brinquedo que era de seu irmão. Seu pai espalhou a história de que os ferimentos foram causados pelos cobertores de Sandor, que pegaram fogo.

Quatro anos depois, ele foi feito cavaleiro pelo Príncipe Rhaegar Targaryen. Existem rumores de que Gregor matara seu pai, irmã e suas duas primeiras esposas. Dizem que sua fortaleza é um lugar ameaçador, onde os servos somem inexplicavelmente, e até os cachorros têm medo de entrar em seus salões. Gregor cometera estupros e assassinatos a sangue frio além da conta, mas seu feito mais infame veio de seus serviços à Casa Lannister durante Rebelião de Robert.

Com dezessete anos, ele foi um dos primeiros soldados Lannister a entrar em Porto Real durante seu saque, no final da guerra. Ele subiu a Fortaleza de Maegor quando as tropas Lannister alcançaram a Fortaleza Vermelha. Gregor entrou no berçário do infante Príncipe Aegon Targaryen, filho do Príncipe Rhaegar, e matou o bebê esmagando sua cabeça contra uma parede. Então, ele estuprou e assassinou a mãe do menino, Princesa Elia Martell (irmã de Oberyn), supostamente com sangue e partes do cérebro do menino ainda em suas mãos.

Quando Robert Baratheon promove o torneio em honra de Ned Stark, Gragor participa das justas, derrotando a todos e matando “acidentalmente” o ex-escudeiro de Jon Arryn, só é derrubado na final por Sor Loras Tyrell, que cavalgava uma égua no cio durante a justa, que deixou o garanhão de Sor Gregor nervoso. Gregor cai, enfurecido, e mata seu garanhão com um único golpe de sua espada. Ele ataca então o despreparado Sor Loras, e o mataria, se o Cão de Caça não o tivesse parado. Ele finalmente se acalma quando o Rei Robert o ordena que pare.

Quando Tyrion é preso por Catelyn, Tywin Lannister envia Sor Gregor para assolar as terras fluviais, começando uma longa sina de mortes, estupros, e destruição.

Oberyn Martell, o campeão de Tyrion:


Príncipe Oberyn Nymeros Martell, conhecido como a Víbora Vermelha, é o temperamental irmão mais novo de Doran Martell. Possui oito filhas bastardas, chamadas de Serpentes da Areia, as quatro mais novas filhas de sua atual amante, Ellaria Sand. Oberyn é um homem destemido e luxurioso, de pensamento rápido e língua afiada e tinha um relacionamento muito próximo com sua irmã Elia, eram inseparáveis quando crianças.

Quando jovem, foi encontrado na cama com a amante do Lorde Yronwood, que o desafiou a um duelo, onde ambos sofreram cortes. As feridas de Ormond Edgar infeccionaram e acabaram por matá-lo. Oberyn é conhecido como “Víbora Vermelha” desde então, tanto por amigos quanto por inimigos, devido a rumores que ele lutou o duelo com uma lâmina envenenada.

Oberyn viajou muito pelas Cidades Livres, onde aprendeu muito sobre venenos, e talvez artes mais negras. Estudou na Cidadela, chegando a forjar seis elos da corrente de meistre, antes de se entediar. Combateu nas Terras Disputadas, além do Mar Estreito, cavalgando com os Segundos Filhos (a companhia de mercenarios de Daario Naharis na série) por um tempo, antes de formar a própria companhia.

Deita-se com homens e mulheres, e deixou bastardos por todo Dorne: as Serpentes da Areia, como são chamadas. Oberyn, entretanto, não abandonou suas filhas, tomando responsabilidade por elas, e ajudando a criá-las (o que pouquíssimos Lordes fazem com seus bastardos). Ele as ensinou como se defenderem, e as permitiu grande independência quando cresciam.

Quando ainda eram crianças, a Princesa governante de Dorne planejava casar ele ou sua irmã, Princesa Elia, a algum dos filhos de Lorde Tywin Lannister, ou ambos aos gêmeos. Com este objetivo, visitaram Rochedo Casterly, onde conheceram Cersei, Jaime e Tyrion. Chegaram, entretanto, logo após a morte da Senhora Joanna, e Tywin não se encontrava muito receptivo. Ele ofereceu, no lugar dos gêmeos, a mão de Tyrion, o que foi visto como um insulto.

Há mais um detalhe: Nos livros Tywin se nega a entregar Sor Gregor a Dorne, mesmo quando Oberyn chega a Porto Real pedindo justiça, já em Game of Thrones Tywin concordou em entrega-ló em troca das boas graças de Dorne, mas a sede de vingança de Oberyn não quer esperar…

Não sabemos como a Víbora Vermelha de Dorne luta, mas sabemos que desde a morte de Elia ele aguarda e planeja essa oportunidade. E vocês o que acham? Peço que quem já leu, respeite quem está assistindo a série e não solte spoilers! Domingo tá chegando!

Abaixo veja uma tabela comparando os dois lutadores:




A Montanha e a Víbora: conhecendo os campeões do Julgamento por Combate A Montanha e a Víbora: conhecendo os campeões do Julgamento por Combate  Reviewed by Unknown on 09:18 Rating: 5