Casa Targaryen
“Nyke Daenerys Jelmāzmo hen Targārio Lentrot, hen Valyrio Uēpo ānogār iksan. Valyrio muño ēngos ñuhys issa”
(“Eu sou Daenerys Nascida da Tormenta, da Casa Targaryen, do sangue da Antiga Valyria. Valyriano é minha língua mãe”) Daenerys Targaryen na série fazendo História.
Os Targaryen são, como a citação diz, descendentes do Antigo Domínio Valiriano. Cerca de cinco mil anos antes dos eventos de ASOIAF, havia um povo de população pastoril que vivia em Essos, nas ilhas ao sul das Terras do Longo Verão. São desconhecidas as causas, no entanto, o fato é que a pacífica tribo que costumava criar animais dos campos encontrou e passou a criar dragões.
Geograficamente, a região é rodeada de catorze vulcões (os “Catorze Fogos”) e provavelmente isto está relacionado com os dragões. Pois bem, a tribo de pastores fundou a cidade de Valíria e seu conhecimento sobre dragões, bem com sobre magia, começou a crescer exponencialmente. O mesmo crescimento também aconteceu com sua população. Logo, Valíria iniciou sua expansão para o Oeste, dominando toda a região onde, nos tempos de ASOIAF, localizam-se as Cidades Livres e se expandiram além, até a ilha de Westeros chamada Pedra do Dragão, o limite do Domínio Valyriano a Oeste.
O Rei Jaehaerys II Targaryen uma vez disse que cada vez que um novo Targaryen nascia os deuses jogavam uma moeda para decidir se este seria louco ou poderoso. Poderoso com seu exército,sua magia e seus dragões, o Domínio Valiriano foi crescendo cada vez mais até se tornar o maior Domínio de que se tem notícia. Ele também enfrentou, derrotou e dominou o Império Ghiscari, seu maior rival que atentou atacar Valíria mais de uma vez antes de sua conquista. No entanto, tudo leva a crer que, apesar de toda a sua enormidade e poder, os valirianos cometeram algum erro grave que culminou na Perdição de Valíria.Melisandre afirma haver magia no castelo de Pedra do Dragão, provavelmente oriunda de sua construção envolvendo as artes valirianas. Neste tempo, os Targaryen eram uma nobre família da Valíria. Com seus cabelos dourados ou prateados e seus olhos púrpuros (e, é claro, seus dragões, que eram bastante comuns em Valíria) eles mantinham o costume incestuoso de casar irmão com irmã desde essa época, o que indica que, talvez, seja um costume valiriano. A famosa loucura Targaryen, que acomete alguns de seus membros como o Rei Aerys II, também pode estar relacionada com essa prática de incesto.
Muito mistério circunda este Domínio, toda a sua magia e potência- não se sabe nem mesmo a origem dos dragões e como simples pastores os criaram e dominaram – e, quanto a Perdição, alguns defendem a teoria do castigo dos deuses, outros creem que foi alguma espécie de “revertério mágico” devido ao abuso e mau uso da magia pelos orgulhosos valirianos. Todavia, o que realmente aconteceu foi que, por algum motivo, todos os vulcões entraram em erupção, provavelmente alguma atividade sísmica também esteve envolvida porque toda a capital do Domínio Valiriano foi destruída. Governantes, magos, construções centenárias, tudo foi consumido pelo fogo nos dias da Perdição. A destruição foi tão grande que, até hoje, milênios depois, o mar ao redor da ilha onde se localiza Valíria é rodeado por uma fumaça e por isso é chamado de Mar Fumegante. Os navegadores consideram de extremo mau agouro navegar próximo de Valíria, que antigamente era o destino tão desejado de milhões de homens.
Os Targaryen sobreviveram á Perdição e ficaram praticamente imunes ao caos que se seguiu por um fato assustador : alguns anos antes da Perdição, o Senhor da Casa, Aenar Targaryen, tinha uma filha que ficou conhecida como Daenerys, a Sonhadora porque a moça possuía sonhos proféticos. Daenerys sonhou com a Perdição e alertou o pai. Aenar, acreditando na filha, mudou-se com a família e os dragões para Pedra do Dragão. Alguns anos se passaram entre a mudança e a Perdição e, nesse tempo, o ato de Aenar foi visto como fraqueza e desdenhado pelos demais nobres. Alguns anos mais tarde, ficou claro que foi um ato muito sensato. (Existem fontes que dizem que a filha de Aenar chamava-se Daenys, contudo, em entrevista o próprio Martin fala e parece que ela se chamava Daenerys mesmo. Os Targaryen costumam repetir bastante seus nomes tradicionais. Existe também outra Daenerys, que se casou com Maron Martell e selou a junção de Dorne com os 7 Reinos pacificamente.Depois da Perdição o Domínio ruiu: o destruído Império Ghiscari começou a lutar para se reerguer, as cidades dominadas em Essos também passaram a buscar a independência e, futuramente, tornar-se-iam as Cidades Livres que conhecemos em ASOIAF (por essa época, aliás, escravos fugidos formaram a Cidade Livre de Braavos).
Aegon possuía poucos homens mas ele e cada uma das esposas possuíam um dragão. O conquistador foi vencendo batalhas e cada vez mais Casas dobravam o joelho e juravam-lhe lealdade. Ao final de sua conquista, ele se tornou Aegon I Targaryen : o primeiro Rei dos Sete Reinos (na verdade seis : Dorne conseguiu resistir e, como já dito,só foi anexado por casamento). Também foi Aegon que forjou, com as espadas de seus inimigos,o Trono de Ferro. Desde então, a linhagem Targaryen governou os Sete Reinos por aproximadamente três séculos, contudo, todos os seus dragões morreram e foram considerados extintos. A maioria deles morreu na guerra civil que dividiu a Casa Targaryen, lançando dragão contra dragão e por isso conhecida como “Dança dos Dragões”. Os restantes passaram a não crescer tanto quanto deveriam, minguaram e, em alguns anos, estavam todos mortos.Os Targaryen e seus dragões viveram algumas gerações pacificamente na ilha de Pedra do Dragão até que Aegon Targaryen decidiu unificar os Sete Reinos em um só, que seria o seu. Ao invés de casar com apenas uma irmã, ele casou com duas: Visenya, a mais velha e Rhaenys, a mais nova.
O Fosso dos Dragões foi construído em Porto Real para criar dragões. Meistres teorizaram que trancar um dragão em celas enormes e impedir sua liberdade faz com que ele cresça pouco e tenda a morrer. Existe também uma teoria de que os Meistres da Cidadela, em seu plano de eliminar a magia – e dragões são criaturas mágicas que potencializam diversos tipos de magia – estiveram por trás de uma conspiração para matá-los, mas não há nada comprovado. Na Rebelião de Robert, Aerys II foi morto, bem como seu filho mais velho, Rhaegar.
Eu Poderia falar mais um pouco sobre a Rebelião Blackfyre (A segunda guerra civil de Westeros, sendo considerada a segunda maior ameaça à Casa Targaryen. ) mas vou deixar para falar em outro tópico, mas pra quem não sabe e somente acompanha a série : Casa Blackfyre é uma casa nobre semi-extinta dos Crownlands . Casa Blackfyre era um ramo da Casa Targaryen, fundada por Daemon Blackfyre , o legitimado bastardo do Rei Aegon IV Targaryen .Os dois remanescentes, Viserys e Daenerys, foram levados ás pressas para as Cidades Livres ou teriam sido mortos. Com isso encerrou-se a Dinastia Targaryen e iniciou-se a conturbada Dinastia Baratheon. Viserys foi morto por Khal Drogo, para quem um casamento foi arranjado com Daenerys em troca de seu exército dothraki, no entanto, Khal Drogo também morreu devido a um ferimento infeccionado e o suspeito tratamento de uma maegi chamada Mirri Maz Duur. Daenerys, continua viva. Fez nascer três dragões, adquiriu um exército de Imaculados, conquistou as três cidades da Baía dos Escravos: Astapor, Yunkai e Meeren, acabando com a escravidão nessa região e se estabelecendo nesta última cidade. Por meio dela, o sangue, o poder e a magia de milênios atrás continua a habitar o mundo e tudo indica que serão absolutamente necessários neste Inverno que começou: através de Daenerys Targaryen, a herança do Domínio Valiriano ainda existe.
Casa Blackfyre é nomeada para a espada do mesmo nome. Seu símbolo é um dragão de três cabeças preto, respirando fogo preto no vermelho, o mesmo dos Targaryen só que com as cores invertidas. Seu lema é desconhecido. Espero que tenham compreendendo mais um pouco sobre essa casa tão impressionante. Digam o que acharam do texto e comentem o que querem para o próximo.
Autor #Khal
Casa Targaryen
Reviewed by Unknown
on
09:55
Rating:
